Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu

O Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu foi inaugurado em novembro de 2013. No início daquele ano, em sua mensagem enviada à 62ª Reunião Nacional de Líderes da Soka Gakkai, o presidente Ikeda manifestou seu sentimento em relação a esse empreendimento, na época denominado provisoriamente como Sede Central: “Este ano corresponde aos 85 anos de conversão dos presidentes Makiguchi e Toda e também aos 70 anos da grande perseguição. Dedico a Nova Sede Central, o grande quartel-general do kosen-rufu mundial, aos venerados mestres que viveram o espírito de não poupar a própria vida para propagar a Lei Mística, em exato acordo com o coração de Nichiren Daishonin. Com a conclusão dessa sede, estou determinado a solenemente retribuir totalmente aos nossos mestres com profunda gratidão por meio da comprovação maravilhosa da vitória de todos nós, discípulos. O nome de cada companheiro será guardado e eternizado na Nova Sede Central. Essa honra e boa sorte reluzirão para sempre e todos serão lembrados eternamente como ‘Grandes vencedores da vida’, sem exceção. Nossa Família Soka! Tendo os herdeiros da Divisão dos Jovens à frente e a harmonia das doutoras da felicidade da Divisão Feminina como centro, vamos iluminar o mundo todo por meio da luz da revolução humana!” (BS, ed. 2.163, 19 jan. 2013)

Monumento do Juramento Seigan pelo Kosen-rufu


O profundo significado do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu está registrado no Monumento do Juramento Seigan pelo Kosen-rufu onde está gravada a seguinte inscrição de autoria do presidente Ikeda:
O kosen-rufu do Jambudvipa [o mundo inteiro] é o testamento de Nichiren Daishonin. A Soka Gakkai é a única organização religiosa da correta linhagem que realiza o kosen-rufu.
18 de novembro de 1930
Nasce a Soka Gakkai, fruto de uma profunda e sincera relação cármica de mestre e discípulo. O mestre predecessor, primeiro presidente da Soka Gakkai, Tsunesaburo Makiguchi, ao propagar o budismo que prega a dignidade da vida, é encarcerado durante a guerra pelo governo militarista e sagra-se mártir ao falecer na prisão.
Meu venerado mestre, o segundo presidente da Soka Gakkai, Josei Toda, que saiu com vida do cárcere, se devota a extinguir a miséria da face da Terra.
Herdando o espírito de não poupar a vida do meu mestre, eu me levantei como terceiro presidente da Soka Gakkai.
Oh, história do avanço corajoso e ininterrupto compartilhado com os companheiros de luta conjunta para plantar as sementes da felicidade chamada Lei Mística!
As flores da paz, da cultura e da educação florescem com toda a exuberância e exalam seu agradável perfume em 192 países e territórios.
18 de novembro de 2013
Em Shinanomachi — local do ponto primordial de onde meu venerado mestre liderou o kosen-rufu registrando o espírito do mestre predecessor —, foi estabelecido o Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, proposto e denominado pela aspiração do terceiro presidente.
No altar principal, consagro respeitosamente o Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai, no qual consta a seguinte inscrição: “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”.
Este é o grande palácio do juramento Seigan de mestre e discípulo de onde nós, pessoas do povo, oramos profundamente para estabelecer o ensinamento correto para a paz na Terra e damos partida rumo à vitória da revolução humana tanto de si como dos demais sem temer os três obstáculos e as quatro maldades (jap. sansh-shima).
Na escritura Saldar as Dívidas de Gratidão consta a declaração: “Se a compaixão de Nichiren for realmente grande e abrangente, o Nam-myoho-renge-kyo se propagará por dez mil anos ou mais, por toda a eternidade”.
O kosen-rufu é o grande caminho pelo qual se abre a paz no mundo e a prosperidade da sociedade.
Salvar toda a humanidade é o nosso grande juramento Seigan do remoto passado. Neste momento, os bodisatvas da terra despontam em sucessão com vigoroso bailar fazendo a fulgurante luz do humanismo do Sutra do Lótus iluminar os cinco continentes.
Registro aqui meu forte e profundo anseio de que todos os preciosos amigos, ligados diretamente ao buda Nichiren Daishonin e, por extensão, aos três mestres Soka, enalteçam ainda mais a partir de agora a correnteza do “kosen-rufu é a própria paz mundial” por todo o futuro dos Últimos Dias da Lei com a firme união de “diferentes em corpo, unos em mente” (jap. itai dshin).
Com o mais profundo sentimento de gratidão aos meus mestres Tsunesaburo Makiguchi e Josei Toda.
Daisaku Ikeda
Terceiro presidente da Soka Gakkai

Inauguração do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu

Após a consagração do Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai, com a inscrição “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”, realizada pelo presidente Ikeda no dia 5 de novembro de 2013, seguiram-se algumas reu­niões comemorativas à inauguração do Auditório do Grande Juramento. Nas mensagens alusivas a estas reuniões comemorativas, o presidente Ikeda registra diversos pontos importantes quanto ao significado do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, entre os quais destacamos:
Trechos da mensagem à Reunião Comemorativa de Inauguração, dia 8 de novembro de 2013 (BS, ed. 2.208, 21 dez. 2013)
Este sublime local, que tanto na face sul como na face norte possui oito pilares, um do lado do outro, recepciona seus visitantes majestosamente.
No Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongui Kuden), Nichiren Daishonin afirma: “Neste capítulo (28o capítulo), o buda Shakyamuni revelou o ponto mais importante que desejava expressar. Ele pregou o Sutra do Lótus por um período de oito anos e a mensagem que deixou para os seres vivos nesta era dos Últimos Dias da Lei totaliza oito ideogramas. Está na passagem onde se lê: ‘Portanto, Mérito Universal, se vir uma pessoa que aceita e mantém este sutra, deve se levantar e saudá-la de longe, demonstrando-lhe o mesmo respeito que demonstraria a um buda’, particularmente nos oito ideogramas que compõem o final da passagem, ‘deve levantar-se e saudá-la de longe’” (GZ, p. 781).
Com o intuito de deixar registrado para as gerações futuras, declaro aqui que os oito pilares simbolizam os oito ideogramas e incorporam o espírito Soka de prezar cada membro da Soka Gakkai como se fosse o Buda, conforme o espírito do Sutra do Lótus de “demonstrar respeito ao devoto do Sutra do Lótus tal como faria ao Buda”.
***
Há alguns dias, participei solenemente da consagração do Gohonzon de Consagração Permanente (Joju Gohonzon) junto com o presidente Harada e alguns representantes. Neste ano, completam-se setenta anos desde a perseguição sofrida pelos presidentes Makiguchi e Toda durante o período da guerra. A conclusão deste palácio de forma tão magnífica e imponente é, sem dúvida, a prova do triunfo de mestre e discípulo Soka. 
Dediquei a oração com o sentimento de saldar as dívidas de gratidão recordando-me respeitosamente dos dois mestres, Makiguchi e Toda, imaginando quanto deveriam estar felizes. Ao mesmo tempo, enviei daimoku com a máxima sinceridade e gratidão a todos os gloriosos membros que edificaram esta tão grandiosa Soka Gakkai junto comigo, nos momentos de dificuldades e de alegrias, sem serem derrotados pelos três obstáculos e pelas quatro maldades que surgiram em sucessão (jap. san­sh-shima). E também enviei calorosas orações em memória de todos os preciosos companheiros que faleceram em meio à jornada do kosen-rufu.
***
Em meio à grande perseguição durante o exílio em Sado, com o risco de perder a própria vida, Daishonin declarou: “Farei aqui um grande juramento...” (CEND, v. I, p. 293). Ele se levantou com o juramento de se tornar o “pilar”, os “olhos” e o “grande navio” para a salvação de todas as pessoas, desejando unicamente a realização do kosen-rufu. O “Grande Desejo” é a “propagação do Sutra do Lótus”, nada mais que o “grande desejo pela concretização do kosen-rufu”.
A Soka Gakkai é a organização que surgiu com o juramento de cumprir a ordem e o grande desejo do Buda de realizar o kosen-rufu — o coração do Buda —, setecentos anos após o estabelecimento do Budismo de Nichiren Daishonin nesta era de conflitos e disputas incessantes nos Últimos Dias da Lei. 
O “grande desejo pela concretização do kosen-rufu” e a “vida do estado de buda” formam um único corpo. Quando se vive em prol deste juramento, a pessoa se torna ainda mais respeitável, ainda mais forte e ainda mais grandiosa. 
Quando se vive em prol deste juramento, a coragem do Buda, a sabedoria do Buda e a compaixão do Buda se manifestam de forma ilimitada. Quando se vive em prol deste juramento, transforma-se não somente quaisquer dificuldades e sofrimentos como veneno em remédio, como também o carma em missão. Eis o mais supremo espírito Soka, a verdadeira e invencível legião Soka. 
Este Gohonzon de Consagração Permanente (Joju Gohonzon) com a inscrição “Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da grande Lei” consagrado aqui, no grande salão de orações, é o “estandarte da propagação do Sutra do Lótus” (WND, v. I, p. 831), ao qual nós, pessoas do grande juramento e associados da Soka Gakkai, nos devotamos.
***
Eu, como discípulo de unicidade do Sr. Toda, meu mestre, vim protegendo solenemente este Gohonzon de Consagração Permanente (Joju Gohonzon) na Sala Shitei da sede. Para a concretização do grande desejo pela “propagação da grande Lei” e pela “propagação benevolente do kosen-rufu”, parti para o mundo. Fiz do juramento de “Estabelecer o Ensinamento Correto para a Pacificação da Terra” do nosso primeiro presidente, o professor Makiguchi, que se martirizou na prisão lutando contra o regime militarista, o meu próprio juramento, e vim expandindo a grande rede de solidariedade da paz, cultura e educação em todo o planeta.
Diante deste Gohonzon, vim orando pela saúde, longevidade e felicidade de todos os companheiros, como também pela sua revolução humana e a consecução do estado de Buda na presente existência, visualizando a criação de pessoas de grande valor, genuínos seres humanos herdeiros por todo o eterno futuro. Assim, vim prosseguindo na liderança em prol da sólida perpetuação da Lei. O tempo passou e finalmente recebemos a época tão esperada da conclusão do grande castelo de mestre e discípulo.
Como o Sutra do Lótus afirma, os senhores são bodisatvas que aqui se reúnem imbuídos de coragem, vindos de todas as partes do mundo, em perfeita “fusão da sabedoria subjetiva e realidade objetiva” (Kyoti Myogo) com o Gohonzon do kosen-rufu. Esta é, de fato, uma assembleia dourada em que a vida de grande juramento do remoto passado inicia uma renovada partida como o brilhante sol da alvorada, com a disposição de ter renascido agora.
Nas bases deste oratório estão depositadas as pedras das 47 províncias de todo o Japão, como também dos 192 países e territórios dos cinco continentes. Nossas orações envolvem o mundo inteiro a partir da nossa localidade. 
No escrito A Herança da Suprema Lei da Vida consta: “Todos os discípulos e seguidores leigos de Nichiren devem recitar Nam-myoho-renge-kyo com o espírito de “diferentes em corpo, unos em mente”, transcendendo todas as diferenças que possam haver entre si, tornando-se inseparáveis como o peixe e a água” (CEND, v. I, p. 226). 
Este grande palácio é a suprema Torre de Tesouro entre os seres humanos onde os cidadãos do mundo da Lei Mística se reúnem superando quaisquer diferenças e se incentivam mutuamente e avançam contínua e ininterruptamente rumo ao juramento Seigan: paz, tranquilidade e felicidade de cada pessoa; prosperidade da sociedade, paz do mundo e transformação do destino da humanidade.
Assim, a partir de hoje, desejo iniciar um grande avanço da justiça e da esperança, alçando voo com alegria para a nova era do kosen-rufu mundial, fazendo deste castelo um grande palácio do juramento pelo kosen-rufu. O que os senhores acham?
“Este é meu juramento” — fazendo arder ainda mais fortemente a chama desta decisão, vamos nós, da família Soka, junto a este Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, nos comprometermos mutuamente a adornar nossa vida com a conquista de uma indestrutível existência de grandes vitórias e plena realização, superando resolutamente todas as adversidades com união harmoniosa e vivacidade.
Trechos da mensagem à 1ª Reunião Nacional de Líderes da Nova Era do Kosen-rufu Mundial, dia 9 de novembro de 2013 (BS, ed. 2.208 21 dez. 2013)
No trecho Jigage do capítulo “Extensão da Vida” (Juryo) do Sutra do Lótus, o poema que recitamos diariamente em nosso gongyo, consta uma passagem que possui um ritmo belo e cadenciado: Onrin-sho-do-kaku; Shuju-hosho-gon; Hoju-take-ka; Shujo-shoyu-raku. Esse trecho diz: “Enquanto os seres presenciam o final de um kalpa e tudo é consumido em chamas, esta minha terra permanece segura e tranquila, sempre cheia de seres humanos e seres celestiais. Vários tipos de gemas adornam seus corredores e pavilhões, jardins e bosques. Árvores preciosas dão flores e frutos em profusão, e os seres vivem felizes e tranquilos. As divindades fazem repicar os tambores celestiais interpretando, sem cessar, a música mais diversa”.
A cerimônia de hoje, que comemora a conclusão do novo “Castelo do Tesouro”, não seria, de fato, o aspecto do radiante encontro citado nessa passagem do Sutra do Lótus, na qual “os seres vivos vivem felizes e tranquilos”?
Nós, mestre e discípulos Soka, somos os bodisatvas da terra que emergem bailando, com o juramento de expandir este local em que “os seres vivos vivem felizes e tranquilos” para todo o mundo, em meio a esta era maléfica dos Últimos Dias da Lei repleta de conflitos, tragédias e doenças. Este é o juramento Seigan pelo kosen-rufu confiado a nós por Shakyamuni e por Nichiren Daishonin.
É por essa razão que viemos provocando as ondas da revolução humana sem temermos nada, fazendo despertar a mais sublime vida do Buda em cada pessoa que encontramos, transformando a tristeza em esperança, o sofrimento em alegria e a incerteza em coragem.
Além disso, com base na ideologia humanista do budismo, viemos aproximando e unindo a humanidade por meio do diálogo e do intercâmbio da paz, cultura e educação e estamos construindo e abrindo a terra da tranquilidade e alegria elevando ainda mais o intelecto e a capacidade criativa dos jovens.
***
Em seus escritos, Nichiren Daishonin apresenta a seguinte conclusão: “Não há felicidade maior para os seres humanos do que recitar o Nam-myoho-renge-kyo” (CEND, v. I, p. 713). Afirma também: “Sofra o que tiver de sofrer. Desfrute o que existe para ser desfrutado. Considere tanto o sofrimento quanto a alegria como fatos da vida e continue recitando Nam-myoho-renge-kyo, independentemente do que aconteça” (Ibidem).
Nosso daimoku é o de juramento pelo kosen-rufu. Não existe outro ritmo que proporcione esta “maior alegria dentre todas as alegrias” tão poderosa, tão profunda e tão radiante. Sejam quais forem as dificuldades e os sofrimentos, não somos derrotados por nada. Por meio do poder do daimoku, transformamos até mesmo os infortúnios em benevolência para incentivar e salvar as pessoas e avançarmos radiantemente.
A minha vida e a dos senhores estão sempre ligadas e unidas por meio deste daimoku do juramento Seigan.
O presidente Toda conclamou: “Shujo-shoyu-raku — ou seja, nascemos neste mundo para vivermos ‘felizes e tranquilos’. Kosen-rufu é ser feliz e também fazer os outros felizes. Quanto mais difíceis as circunstâncias, devemos lutar ainda com maior alegria e disposição!”.
Em torno do Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu que acaba de ser concluído, vamos estender amplamente a rede de infinita esperança denominada Soka. Vamos iluminar intensamente o futuro da Terra. A estrela do nosso juramento Seigan é o nosso planeta!
Trechos da mensagem à Reunião Comemorativa da Fundação da Soka Gakkai, dia 18 de novembro de 2013 (BS, ed. 2.208, 21 dez. 2013)
Os ensinamentos essenciais do Sutra do Lótus esclareceram que a vida do Buda é eternamente indestrutível desde o remoto passado. O capítulo “Extensão da Vida” (Juryo), no qual está elucidada a essência deste ponto, é concluído com os seguintes versos:
Mai ji-sa-ze-nen. 
I-ga-ry-shu-j. 
Toku ny mu-j d. 
Soku jju busshin.
(“Medito constantemente: como conduzir as pessoas ao caminho supremo e fazê-las adquirir rapidamente o corpo de um buda?”).
Essa passagem afirma que “o Buda ora sempre ponderando como deve agir para as pessoas encontrarem o mais supremo caminho e fazê-las conquistar quanto antes a condição de buda”.
Em outras palavras, buda é aquele que deseja unicamente a felicidade de cada um. Buda é a vida, a determinação (ichinen) de lutar e lutar incansavelmente neste mundo saha pela “iluminação de todas as pessoas”. 
Assim como o juramento Seigan é eterno, a vida do estado de buda também é eterna, conforme Nichiren Daishonin afirmou: “...promessa benevolente do Buda ao declarar: ‘Medito constantemente’” (CEND, v. I, p. 64). Não existe buda eterno distante dessa “promessa benevolente”.
Em meio à Perseguição de Atsuhara, Nichiren Daishonin declarou solenemente ao jovem Nanjo Tokimitsu: “Meu desejo é que todos os meus discípulos façam um grande juramento” (END, v. III, p. 282).
Nichiren Daishonin nos promete que ao devotar a vida em prol do grande desejo pela concretização do kosen-rufu, sua existência se torna grandiosa e jamais se extingue, tal como uma gota do orvalho que se funde ao extenso oceano ou uma partícula de pó na imensidão do solo.
Neste mundo atual repleto de maldades e impurezas, a legião de bodisatvas da terra que se levantou pelo grande desejo, o “Desejo pela Concretização Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”, e veio lutando contra todos os tipos de manifestações dos três poderosos inimigos (jap. sanrui no gôteki) sem contrariar em nada as palavras do Buda não é ninguém mais senão a nossa unicidade de mestre e discípulo Soka que tem à sua frente os dois mestres, Makiguchi e Toda.
Os heroicos companheiros venceram absolutamente as piores perseguições, calúnias e difamações. Venceram também as mais rigorosas tempestades do destino e vieram transformando os sofrimentos de nascimento, do envelhecimento, da doença e da morte na grande alegria da eternidade, felicidade, verdadeiro eu e pureza.
Tenho a convicção de que, do ponto de vista do princípio de unicidade da vida e da morte, a vida de todos os meritórios companheiros da família Soka que faleceram ao longo da jornada do kosen-rufu está, com toda a certeza, ligada a esta assembleia realizada neste Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu.
Nós temos o “Gohonzon do grande juramento Seigan pelo kosen-rufu”.
Nós temos a “unicidade de mestre e discípulo do grande juramento Seigan pelo kosen-rufu”.
Nós também temos os “companheiros do grande juramento Seigan pelo kosen-rufu”.
Portanto, nós, mestre e discípulos Soka, somos eternos porque estamos conectados ao grande juramento Seigan pelo kosen-rufu.
Trechos da mensagem à Reunião de Representantes da Divisão dos Jovens, dia 28 de novembro de 2013 (BS, ed. 2.208, 21 dez. 2013)
Vocês, jovens, são aqueles que protegerão resolutamente este palácio da vitória de mestre e discípulo daqui para a frente.
Sem dúvida, vocês são os bodisatvas da terra que estabeleceram o juramento Seigan no remoto passado de propagar as novas ondas do kosen-rufu para todo o Jambudvipa a partir deste local visando, a princípio, os 85 anos de fundação, e os 90 anos de fundação em 2020, e ainda, o ano de 2030, centenário da Soka Gakkai. Imbuídos de coragem, vocês despontaram com seu majestoso bailar misticamente neste tempo ideal para cumprirem a missão.
Neste momento, com ardente e vasta esperança, diante do “Gohonzon de Consagração Permanente da Soka Gakkai, do Grande Desejo pela Concretização do Kosen-rufu, a Propagação Benevolente da Grande Lei”, gostaria de declarar altivamente junto com vocês, pessoas da minha máxima confiança, que começa agora uma nova era do kosen-rufu mundial.
***
Nichiren Daishonin expressou uma ordem estrita: “Cada um dos senhores deve reunir a coragem de um leão e jamais sucumbir à ameaça de ninguém. O leão não teme nenhum outro animal, nem tampouco seus filhotes. Caluniadores são como chacais uivantes, mas os seguidores de Nichiren são como leões urrantes” (END, v. I, p. 303-304).
Nesta era dos Últimos Dias da Lei não existe absolutamente ninguém mais além de nós — mestres e discípulos Soka — que como seguidores de Nichiren Daishonin tenham lutado continuamente contra os três obstáculos e as quatro maldades e os três poderosos inimigos que provocam a desordem, e tenham enfrentado as perseguições das calúnias, difamações e inveja sem jamais sucumbir a essas ameaças em exato acordo com as palavras escritas no Sutra do Lótus.
Afinal, por que conseguimos superar e vencer a tudo e prosseguir em nosso imponente avanço até hoje? Porque “reunimos a coragem de um leão” assim como determina Daishonin e viemos atuando sempre como incansáveis “leões urrantes”. Este caminho da vitória da justiça não mudará jamais por todo o futuro.
***
No Registro dos Ensinamentos Transmitidos Oralmente (Ongui Kuden) consta a explicação da palavra Shishiku (rugido do leão): “O primeiro shi da palavra shishi, ou ‘leão’ [que significa ‘mestre’], é a Lei Mística transmitida pelo mestre. O segundo shi [que significa ‘criança’] é a Lei Mística como é recebida pelos discípulos. O rugido [ku] é a ‘voz do mestre e de seus discípulos’ recitando em uníssono” (TC, ed. 473, jan. 2008).
Em outras palavras, o uníssono da voz de mestre e discípulo que recita a Lei Mística estabelecendo juntos o juramento Seigan pelo kosen-rufu é o “rugido do leão”.
Neste mundo não existe nenhuma voz mais forte, justa, profunda e sublime que esta.
O local apropriado onde poderão fazer com que esse rugido do leão ressoe ilimitadamente para o mundo e para o futuro é exatamente este Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu.
Para qualquer pessoa, a vida é basicamente uma batalha contra os quatro sofrimentos de nascimento, doença, envelhecimento e morte. 
No entanto, Nichiren Daishonin afirma categoricamente: “O Nam-myoho-renge-kyo é como o rugido de um leão. Que doença pode, portanto, ser um obstáculo?” (CEND, v. I, p. 431)
Não há nada que supere o rugido do leão do daimoku.
***
A época está se tornando cada vez mais impura e caótica; por isso mesmo, tendo como centro este Auditório do Grande Juramento pelo Kosen-rufu, vamos fazer com que o nosso rugido de leão do daimoku da prática individual e altruística ressoe de modo altivo no palco da missão de cada um para vencer todos o tipos de maldades. Façamos com que a proteção das divindades celestiais se amplie ilimitadamente sobre todos os familiares dos bodisatvas da terra.
Não poupemos a voz. Vamos estender amplamente a voz da esperança e da convicção aos amigos que sofrem, a voz da criação de valor para a sociedade desnorteada, e a voz da solidariedade e da paz para este mundo tão dividido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário